Categorias
Catástrofes naturais Terremotos

Terremotos no Chile

Segundo a Universidade do Chile, a cada 10 anos há um grande terremoto naquele país, sendo 3.500 abalos de pequeno porte por ano. Isso se dá porque o Chile fica localizado na região de encontro das placas tectônicas Nazca e Sul Americana. A colisão dessas placas construiu os Andes a milhões de anos atrás.

Em 27/02/2010, um terremoto com 8,8 graus na Escala Richter, com epicentro localizado no mar, a 35 km de profundidade e 90Km de dustância da cidade de Talca, com cerca de um minuto de duração, ocorreu às 3h34 (horário local de verão, o mesmo de Brasília) e atingiu a região central do Chile, perto de Concepción, 400 km ao sul de Santiago. Na capital chilena, a 325 km de distância, o terremoto estremeceu diversos prédios e várias regiões da cidade ficaram sem energia. Nesta catástrofe, pelas informações até o momento, mais de 700 pessoas morreram.

Chile fevereiro 2010

Foto: fonte G1

Por Gustavo Cunha Mello

Prof. Gustavo Cunha Mello, Economista, com MBA em Gerenciamento de Riscos pela COPPE-UFRJ, Pós Graduação em Engenharia de Planejamento pela COPPE-UFRJ e Mestrado em Engenharia de Produção – Sistemas de Gestão pelo Latec-UFF. Gerente de Riscos, Corretor de Seguros, Perito Judicial e Investigador de Acidentes. Professor desde 2000 da Escola Nacional de Seguros – Funenseg – nos cursos técnicos e no MBA de seguros. Também é professor da UFF e do IBMEC nos MBAs de gerenciamento de riscos e gestão de projetos (PMBOK). Membro de Comitês na ABNT. Trabalha há 30 anos no setor de seguros e na consultoria de gerenciamento de riscos. Tendo concluído diversos cursos de seguros e análise de riscos no Brasil e no exterior através do AICPCU/IAA - American Institute for Chartered Property Casualty Underwriters and the Insurance Institute of America - Malvern - Pennsylvania, bem como cursos de Resseguros executados no Lloyds de Londres pelo CII – Chartered Insurance Institute. É articulista de diversas mídias especializadas em seguros e gerenciamento de riscos, bem como da Globonews e Bandnews na área de gerenciamento de riscos.