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Acidentes Aéreos

HELICÓPTEROS NÃO PODEM SER PLATAFORMA DE TIRO !

O acidente com o helicóptero esquilo, modelo AS 350 B3 (também há o modelo AS 350B2), da polícia militar do Estado do Rio de Janeiro, abriu uma nova discussão: é adequado o uso deste helicóptero como plataforma de tiro?

Claro que não! A fabricante Helibrás, representante da Eurocopter no Brasil, embora defina que o helicóptero pode ser usado pela polícia, não especifica claramente em sua propaganda qual a função exata do aparelho quando em uso de operações policiais. No entanto, a mesma fabricante vende outros modelos de uso militar; são helicópteros com armamento e preparados para operações de ataque, tais como plataformas de tiro. No entanto, nenhuma polícia do mundo utiliza-se de helicópteros para plataforma de tiro, mas apenas para o transporte ou serviços de patrulhamento e vigilância.

O Esquilo AS 350 B2 é um helicóptero monoturbina leve para 5/6 passageiros e 1 piloto. Equipado com um motor Turbomeca Arriel 1D1, apresenta melhor desempenho em altitudes elevadas e em temperaturas altas. A versão AS 350 B3 é a aeronave indicada para condições extremas de operação, equipado com uma potente turbina Turbomeca Arriel 2 B controlada eletronicamente.

Rotor do Esquilo
Rotor do Esquilo

O rotor principal do helicóptero AS 350 fabricado no Brasil pela Helibras, é considerado uma inovação da tecnologia de materiais, pela sua segurança, menor desgaste, maior vida útil e não ter a necessidade da lubrificação convencional. A despeito disso tudo, se levar um tiro de qualquer arma pode ter danos que façam o helicóptero cair. Seja no rotor principal, no rotor da cauda ou no motor. Vale lembrar que estas partes não são blindadas !

O helicóptero esquilo que caiu no dia 17 de outubro de 2009, em operação policial, era blindado na base e ainda assim foi atingido, provavelmente no tanque de combustível (com capacidade para 540 litros de QAV, que é muito mais inflamável que a gasolina), e pegou fogo imediatamente.  Diante disso, o Governo Federal se apressou em disponibilizar outro helicóptero blindado, como parte da solução deste problema. Ora saibam todos que o equipamento, mesmo blindado completamente, se for atingido no rotor também cairá !

Não estou entrando no mérito de dizer que os salários dos policiais, e também dos pilotos desses helicópteros, são baixos e os menores do país. Além disso, a questão do armamento pesado chegar nas favelas. Não, apenas desejo aqui reiterar que helicópteros não podem ser usados conforme a prática atual, como plataforma de tiro.

E também não podem ser alvos dos traficantes. Pois helicópteros de uma forma geral, civis e militares, correm muitos riscos na cidade do Rio de Janeiro, a ponto das seguradoras não ficarem confortáveis com esses seguros. A região metropolitana do Rio é dividida em dezesseis corredores aéreos para helicópteros. Numa capital com 516 favelas, quase todos passam por áreas dominadas por traficantes. Esses abjetos utilizam balas de fuzis como o AK 47, o FAL e o AR 15, que atingem 3 Km de distância. Pela norma da Aeronáutica, os helicópteros civis devem voar entre 500 pés (166,6 metros de altura) e 2.500 pés (833 metros de altura), ou seja, os helicópteros – mesmo civis – sempre estão na linha de alcance do tiro. Além disso, há um agravante nas rotas mais perigosas, como no trecho apelidado de “Faixa de Gaza” – inclui o Complexo da Maré, junto à Linha Vermelha, e o do Alemão, na Zona Norte –, onde os pilotos não podem voar a mais de 1.000 pés (333 metros de altura) devido à proximidade do tráfego aéreo do Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Anatomia de um helicóptero - Fonte: Wikipedia
Anatomia de um helicóptero - Fonte: Wikipedia

Por Gustavo Cunha Mello

Prof. Gustavo Cunha Mello, Economista, com MBA em Gerenciamento de Riscos pela COPPE-UFRJ, Pós Graduação em Engenharia de Planejamento pela COPPE-UFRJ e Mestrado em Engenharia de Produção – Sistemas de Gestão pelo Latec-UFF. Gerente de Riscos, Corretor de Seguros, Perito Judicial e Investigador de Acidentes. Professor desde 2000 da Escola Nacional de Seguros – Funenseg – nos cursos técnicos e no MBA de seguros. Também é professor da UFF e do IBMEC nos MBAs de gerenciamento de riscos e gestão de projetos (PMBOK). Membro de Comitês na ABNT. Trabalha há 30 anos no setor de seguros e na consultoria de gerenciamento de riscos. Tendo concluído diversos cursos de seguros e análise de riscos no Brasil e no exterior através do AICPCU/IAA - American Institute for Chartered Property Casualty Underwriters and the Insurance Institute of America - Malvern - Pennsylvania, bem como cursos de Resseguros executados no Lloyds de Londres pelo CII – Chartered Insurance Institute. É articulista de diversas mídias especializadas em seguros e gerenciamento de riscos, bem como da Globonews e Bandnews na área de gerenciamento de riscos.

1 resposta em “HELICÓPTEROS NÃO PODEM SER PLATAFORMA DE TIRO !”

CONCORDO PLENAMENTE COM O PROFESSOR,
TRABALHO COM VENDA DE HELICOPTEROS EM SP ,
ESTAMOS CANSADOS DE VER INCIDENTES COM AERONAVES DO RJ QUE NAO PASSAM NA TV , MAS QUE MUITOS EMPRESARIOS JA TIVERAM SUA MAQUINAS ATINGIDAS POR BALAS , MUITOS CASOS , MANCHAM O HISTORICO DAS AERONAVES E DEPRECIAM OS VALORES …

A MAQUINA NA MINHA OPINIAO ADEQUADA PARA MATAR OS TRAFICANTES NO RJ, SERIA ALGO DO PORTE DO APACHE AMERICANO , O HELICOPTERO DEVERIA FICAR EM UMA ILHA PERTO DA COSTA HANGARADO OU NO PORTA AVIOES DO RJ , E DALI A NOITE, ELE PODERIA SEGUIR PARA AS MISSOES ADEQUADAS , PARA ATAQUE, A 8 KM DE DISTANCIA ELE CONSEGUE MIRAR E MATAR TRAFICANTES FICANDO ISOLADO DE QUALQUER TIRO DE TRAFICANTE,NO YOU TUBE PODEMOS VER ALGUNS DESSES HELICOPTEROS OPERANDO ATRAVES DE CAMERAS NOTURNAS, ISSO SERIA UMA BRINCADEIRA PRATICAMENTE ACABAR COM OS TRAFICANTES …MAS NINGUEM QUER E NINGUEM TEM INTERESSE COM O QUE VEMOS TODOS OS DIAS É O AUMENTO DA CORRUPÇAO E O INTERESSE DO LULA EM FAZER AMIZADES COM PAISES COMUNISTAS SUBDESENVOLVIDOS QUE ATRAEM MAIS TRAFICANTES EXTRANGEIROS, CHEFOES DE MAFIAS E POBRES AOS NOSSOS ESTADOS.POSSO CITAR TODA A AMERICA DO SUL MENOS URUGUAI E CHILE , AFRICA , CUBA , IRA, E TURQUIA.

E COMPRAR OS JATOS DA FRANÇA ME PARECE QUE ELE NAO TEM D[O DO NOSSO DINHEIRO E NEM ENTENDE NADA DE AVIAÇAO , ALEM DE TROCAR O AVIAO PRESIDENCIAL CHAMADO DE SUCATAO POR UM FRANCES … CARISSIMO.
O LULA NAO ENTENDE NADA DE AVIAÇAO, QUERIA EU SER FRANCES E VENDER UM PPROJETO DE AVIAO PARA ELE E GANHAR ALGUNS MILHOES … HHEHEHE .

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